Paulo Cezar Guimarães Câmara é mineiro, natural de Nanuque. Em busca da sua formação com alta performance, fez o curso de medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória (ES). Ainda na graduação, inclinou-se à cirurgia vascular. Dentre as suas aprovações, após formado, Paulo Câmara escolheu a residência do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, o que lhe oportunizou entre os anos de 1993 e 1996, ser gabaritado como cirurgião geral e vascular.
“Minha residência em São Paulo me permitiu estar em contato com os principais médicos e também os pioneiros a realizarem cirurgias endovasculares no país. Foi ali que tive a certeza do caminho profissional a seguir”.
Em 1997, Paulo Câmara continuou os estudos com a residência em cirurgia endovascular, ainda no Hospital do Servidor Público de São Paulo. No mesmo ano, é aprovado com o título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
No início de 1998, fez estágio nos Estados Unidos, no Arizona Heart Institute, experiência que o aproximou do tratamento endovascular dos aneurismas, com técnicas inovadoras e métodos minimamente invasivos.
Ao final deste período, Paulo Câmara passa atuar como cirurgião endovascular no Brasil, subespecialidade muito nova para a época, portanto é considerado um dos pioneiros nesta atuação médica. Este era o início da especialidade com o recurso dos cateteres e outras práticas menos invasivas nas cirurgias de artérias e veias.
“Contei com o apoio de médicos consagrados na área que até hoje são minhas referências profissionais, como é o Doutor Marcelo Ferreira, que foi meu proctor e me acompanhou em minhas intervenções iniciais nos aneurismas em casos complexos”.
Com atuação em Goiânia, no Estado de Goiás, Paulo Cezar Câmara foi o médico responsável pelo primeiro tratamento endovascular para aneurisma da aorta da região Centro-Oeste do Brasil, em junho de 1999. É concursado pelo Hospital Geral de Goiânia e membro da equipe de cirurgia endovascular do Hospital Lúcio Rebelo. Em 2006, foi aprovado para o título de especialista em cirurgia endovascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV).
Em 2009, novamente com pioneirismo, começa o tratamento endovascular dos aneurismas da aorta com técnica ramificada para os vasos viscerais e ilíacos. Atualmente, Paulo Câmara acompanha congressos e participa das atividades científicas da Sociedade de Cirurgia Vascular mantendo-se atualizado e aplicando as mais novas e modernas técnicas da especialidade. Desenvolve o seu trabalho nos hospitais Instituto de Angiologia de Goiânia e Hospital Encore, em Aparecida de Goiânia (GO) e consultório na clínica Angiocenter.
“Os stents, endopróteses e cateteres foram evoluindo muito em sua tecnologia. Sendo assim, na maioria das doenças vasculares é possível tratarmos de maneira minimamente invasiva. É uma possibilidade fabulosa! Permite que mais pacientes sejam tratados, inclusive aqueles com doenças mais graves, através de um método menos invasivo e, portanto, com menos riscos”.