Você tem varizes?

camanha.jpg

 

Entenda de vez o que são as varizes e saiba quais são as opções de tratamento mais modernas e seguras.

 

Tem umas pequenas veias que aparecem em sua perna? Umas ramificações roxas, que talvez possam ser dolorosas? Alguém já indicou um “vasinho” em sua perna? Se respondeu sim, muito provavelmente, você tem varizes.

Varizes é o termo correto para as veias danificadas que estão próximas da superfície da pele. Muitas vezes você pode enxergá-las e por isso inúmeras pessoas relacionam o tratamento como um procedimento restritamente estético.

Mas as varizes também causam dores, cansaço e podem indicar outras complicações em seu sistema circulatório. Portanto, é preciso ficar atento. O profissional que cuida desta especialidade é o médico angiologista.

É importante você saber que as varizes não acontecem somente na perna. Veias roxas e azuladas podem aparecer em outros lugares, inclusive no corpo masculino. Ambos os sexos precisam procurar atenção médica.

Para entender melhor o que são varizes?

O sistema circulatório é formado pelo nosso coração, artérias, veias e capilares. Um complexo que funciona perfeitamente para a irrigação sanguínea de nossos órgãos.

Os batimentos cardíacos impulsionam o sangue para todo o corpo através das artérias. Para que o sangue retorne ao coração, são as veias que entram em ação.

As válvulas existentes nas veias se abrem quando andamos, mas quando estamos em repouso, as válvulas se fecham para evitar o refluxo do sangue de volta às pernas.

Se a válvula não funcionar perfeitamente, há um refluxo do sangue, ou seja, o sangue que deveria ter retomado para o coração, acaba por voltar e ficar acumulado na veia, desta forma temos a formação das varizes.

Por que foi aparecer estas varizes aqui?

As varizes estão relacionadas à propensão genética e a hereditariedade, porém elas também estão intimamente ligadas aos hábitos de vida. Ficar muito tempo de pé ou sentado, obesidade, uso de hormônios (anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal), gravidez, sedentarismo e tabagismo também são elencados como possíveis causas do aparecimento das varizes.

A sua alimentação também faz diferença em todo o seu sistema circulatório o que inclui o aparecimento ou não das varizes. É recomendável uma dieta baseada em alimentos ricos em fibras, vitamina C e vitamina B. Além, é claro, da atividade física que estimula a circulação sanguínea. São recomendados exercícios aeróbicos, como caminhada, ciclismo e também a hidroginástica.

Vasinhos e varizes: qual a diferença?

Aquela aparência de um emaranhado de fios, avermelhados ou levemente roxos, bem próximos um do outro e visíveis a olho nu reflete a existência dos vasinhos. Eles permanecem na pele, então são superficiais, por isto é possível tratá-los com injeção de produtos específicos.

As varizes estão um pouco mais profundas – ficam embaixo da pele. Elas possuem um diâmetro maior e seu tratamento necessita de mais técnicas. Hoje existem soluções pouco invasivas e altamente eficazes.

Como tratar as varizes?

Até bem pouco tempo, a cirurgia vascular aberta era bem mais comum. Apesar do seu método eficiente, este procedimento necessita de mesa cirúrgica, sedação e repouso mínimo de sete dias.

Em muitos casos, o angiologista pode indicar métodos menos invasivos, como o uso da meia compressora ou a intervenção através do lazer endovenoso, via cateter com fibra ótica, que causa a inativação da veia prejudicada.

Procedimentos ainda mais modernos podem ser utilizados. Na clínica Angiocenter há a possibilidade do tratamento via CLaCS (Cryo-laser & Cryoescleroterapia) que é um procedimento de oclusão de varizes e vasinhos, mais rápido e menos dolorido que os tradicionais, com menos risco aos pacientes. Sua inovação principal está em associar os métodos, tais como laser transdérmico, escleroterapia por glicose hipertônica e anestesia tópica com jato de ar gelado sobre a pele.

A clínica AngioCenter também já realiza o tratamento com espuma. O polidocanol é uma substância indolor que ao ser injetada como espuma ocupa todo o espaço do vaso, o inutilizando e, assim, acaba por exterminar a varize.

Cada particularidade deve ser identificada por um médico angiologista para que ele possa indicar o melhor tratamento e acompanhar os resultados de cada procedimento.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Clínica ANGIOCENTER
Especializada em cirurgia vascular e endovascular. Contamos com um corpo clínico de especialistas preparados para melhor lhe atender.

Rua S6, nº 146, 4º Andar
Centro Médico Lúcio Rebello II
St. Bela Vista - Goiânia-GO

Desenvolvido por

Copyright © 2025. Todos Direitos Reservados.